Novo fôlego para o orgânico do Facebook?

Rede social facilita acesso a recursos “mais recentes” e “favoritos. Veja como isso por impactar

16/10/2020 | Categorias: Marketing Digital

tags: ,

O Facebook parece estar testando (novas) mudanças na interface do Feed, deixando mais acessíveis funções que poucas pessoas conheciam, como o “Recentes” e “Favoritos” (antigo “Ver Primeiro”).

O que pode mudar?
Quem trabalha com redes sociais sabe que o alcance orgânico anda irrisório já tem um tempo. Isso acontece por vários motivos (grande concorrência por atenção no Feed, incentivo para anunciar etc). Mas também graças ao famigerado algoritmo (“código”) do Facebook, que tenta identificar interesses dos usuários e acaba entregando somente publicações que o código entender como mais relevantes para a pessoa. Com isso, muitas páginas que curtimos raramente aparecem em nosso feed .

Agora, basta clicar em “mais recentes” para ver tudo em ordem cronológica. Se o uso da ferramenta vingar, o Feed ficará mais democrático e o alcance de páginas menores pode melhorar.

Por outro lado, com a função “Favoritos” mais evidente, mais pessoas tendem ao usar o recurso e se concentrarem em um grupo menor de páginas.

Vale comentar que não sabemos ainda se a mudança é definitiva. Mas o fato é que em Fevereiro o site TechCrunch já havia anunciado testes em relacionados na rede social.

A mudança também vem em um momento importante, com o lançamento e sucesso do documentário “O Dilema das Redes Sociais”, do Netflix. A produção critica a forma com que as redes socais criam “bolhas” de conteúdo que reforçam crenças e criam um vício nos usuários ao só mostrar o que eles gostam ou acreditam.

E pra você? A novidade já apareceu?

Vamos tomar um café?

Será uma satisfação trocar ideias, experiências e conhecer seus projetos