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Uma publicação sobre embalagem gerou mais de 550 mil exibições e quase 5 mil reações
Quase 5 mil reações, mais de 550 mil exibições, 360 mil pessoas alcançadas, 373 comentário e 76 compartilhamentos. Post de humor? Sensacionalista? Não. Apenas comentários sobre a estratégia de marketing por trás de um produto e sua embalagem. No fim, até a marca – uma das maiores do segmento de laticínios – apareceu para comentar.
Leia abaixo o texto do post e o link da publicação.
A diferença que faz uma embalagem
Deparei com duas embalagens do doce de leite Frimesa no mercado. E cada uma de um produto, com preços diferentes. A mais simples e tradicional, com preço menor. A outra, com cara de produto premium – misturava preto e dourado, além de ter um formato não convencional – com um preço mais caro.
A princípio, tentei entender o porquê da diferença de preço, mas não consegui identificar: mesmo peso, os ingredientes eram os mesmos e, provavelmente, a proporção também, já que a tabela nutricional estava exatamente igual.
Intrigado, entrei em contato com a marca pelo Instagram. Responderam com um “storytelling” para tentar justificar:”Olá Diogo! Com ingredientes cuidadosamente selecionados e uma receita especial, o doce de leite nobre tem um sabor mais intenso, além de uma cremosidade única.”Mas quando indaguei sobre a composição ser exatamente igual, fiquei sem resposta.
Deixei para lá e acabei comprando, depois, o produto mais barato. E aí veio a parte que me fez refletir.Chegando em casa eu descobri que, semanas antes, já tinha comprado um doce de leite naquele mesmo mercado. Tinha até esquecido que tinha comprado e acabei levando novamente. E, adivinha, tinha escolhido a versão mais cara do produto. Provavelmente impactado pela embalagem mais atraente e que dava ao produto a impressão de ter maior qualidade.
Mesmo com 17 anos de experiência em marketing. Mesmo tendo sido Supervisor de Marketing em uma indústria com centenas de embalagens. Mesmo tendo conduzido um processo de rebranding em três marcas. Apesar de tudo isso, fui fisgado. Traído pelo meu subconsciente. Convencido a levar o produto pelo layout diferenciado da embalagem, embora eu mesmo conheça bem esse e outros artifícios de marketing.
Então, só me resta dar meu testemunho: embalagem faz, sim, muita diferença!
ps: quando provei em dias separados, não notei diferença alguma no sabor da versão mais cara em comparação ao da mais barata. Mas depois, provando logo em seguida, senti sim uma diferença no gosto (veja review nos comentários).
ps2: muitas pessoas vieram comentar que acham o gosto bem diferente. Embora eu não tenha percebido, isso vai de paladar para paladar. E reforça a importância da embalagem: ainda que as informações sobre a diferença não estejam claras, a embalagem diferenciada gerou expectativa de maior qualidade. Antes de ser convencido pelo paladar, somos convencidos pela embalagem.
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