[Entrevista] Do Jornalismo para o Marketing Digital

Entrevista em que conto minha migração do Jornalismo para o Marketing Digital e mostro para outras pessoas por onde começar

Acompanho há anos o jornalista Alexandre Gonçalves , editor do site Primeiro Digital. Além de termos nos formados no mesmo curso (Jornalismo/UFSC), ele também acompanha muito o mundo digital. Primeiro, sob a perspectiva do Jornalismo Digital e novos modelos de negócios na área. E, de uns tempos pra cá, também no que se refere a Marketing Digital.

A partir de um comentário em uma postagem, surgiu um convite para ser entrevistado para uma série de textos sobre pessoas que se formaram em Jornalismo, atuaram na área, mas hoje estão felizes, firmes e fortes na área de Marketing Digital. Aceitei prontamente o convite. Até porque era sobre algo que sempre falo para pessoas mais próximas que também são jornalistas: as habilidades e conhecimentos de quem aprende Jornalismo podem ser muito bem aproveitadas em outras áreas… existe vida fora das redações e das assessorias de imprensa!”

Confira a íntegra da entrevista abaixo ou leia direto no site (clicando aqui)


#MIGREI: “Me sinto muito mais à vontade no marketing digital que na redação”

Diogo Honorato deixou um comentário “curto e grosso” no post de divulgação da entrevista com Bruno Volpato que abriu a série #Migrei do Primeiro Digital: “Também migrei e tô bem feliz”.

Jornalista formado há dez anos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Diogo atualmente é coordenador de marketing digital em uma rede de ensino no Paraná, onde gerencia uma equipe de 10 pessoas (entre colaboradores e fornecedores) e administra um orçamento anual da casa de seis dígitos.

Antes, em redações e na assessoria de comunicação da Federação das Indústrias de Santa Catarina, tomou gosto pela pauta de economia e negócios, experiências que contribuíram para chegar ao atual momento na carreira. “Fiz também um curso de jornalismo de dados e tudo isso me fez ter muito mais facilidade e gosto pelo universo empresarial e dos números”, diz Diogo.

Na segunda entrevista da série #Migrei, com jornalistas que estão no mercado de marketing digital, ele conta como foi a mudança e o que fazer para migrar e enfrentar os desafios da área.

Leia a entrevista.

Primeiro Digital: De que forma o que vivenciou na profissão influenciou na decisão de migrar pro marketing?

Diogo Honorato – Desde 2007 vinha tendo contatos com assuntos relacionados à economia e estatística. No Trabalho de Conclusão de Curso, fiz um projeto editorial e gostei bastante do que tive que aprender sobre marketing e administração. Depois na experiência de trabalhar na FIESC e Senai como Analista de Comunicação, durante quatro anos apurei e escrevi sobre temas relacionados a economia,  mercado e universo empresarial.

O sistema de gestão do SENAI Santa Catarina também sempre foi muito avançado e aprendi bastante sobre estratégias de marketing, gestão de processos, pessoas, finanças, entre outros. Trabalhávamos o conceito de Comunicação Integrada e isso sempre ajudou a ter bons resultados.

Naquela época ficou claro que se você não tem uma base sólida em marketing não consegue produzir resultados em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. Também comecei a observar quanta coisa interessante havia para aprender no universo do marketing e da administração.

Já o jornalismo parecia sempre mais do mesmo. Então percebi que para crescer na carreira, precisaria ampliar meu universo de conhecimentos. Por isso resolvi fazer uma pós-graduação em outra área: Administração de Empresas (na FGV). Depois disso, tinha certeza: não era mais “apenas” jornalista.

Primeiro Digital: Por que diz que não pretende retornar ao jornalismo? Qual o motivo para permanecer no marketing digital?

Diogo Honorato – Há uma série de motivos. Primeiro não é novidade para ninguém na área que o jornalismo atual enxuga cada vez mais o número de vagas. Então a escolha mais lógica para qualquer um que precisa pagar suas contas é migrar para o marketing digital. É uma pena porque o jornalismo tem um aspecto muito motivador , além se sua importância para a sociedade. Mas infelizmente ainda não dá para pagar a conta do mercado só com paixão.

O segundo motivo é uma questão de trajetória profissional. Nos últimos cinco anos me dediquei às áreas de marketing e administração, e nos anteriores tive um pé no jornalismo e outro nas duas áreas. Me sinto muito mais à vontade na área de marketing digital do que atuando em redação.

Terceiro , por focar em construir um futuro. Conheço pessoas que atuaram em redação por anos , foram até editores. Mas quando perderam seus empregos não conseguiram se recolocar no Jornalismo e tiveram que mudar de área. É uma questão matemática: cada cidade em geral tem entre 5 e 15  veículos de comunicação. E o número não muito maior de assessorias de imprensa e comunicação institucional.  Já na área de marketing – principalmente marketing digital – são centenas, milhares de empresas que querem profissionais qualificados para alavancar seus resultados.

Como profissional de marketing , você tem uma formação mais ampla e está apto a alcançar cargos maiores em uma empresa. Se seu conhecimento se restringe ao jornalismo , você provavelmente só conseguirá ficar restrito a tarefas táticas.

Além disso quando você atua em marketing, acaba adquirindo uma série de habilidades e competências que podem ser úteis até para empreender.

Primeiro Digital: O que de mais importante você precisou aprender para encarar a transição?

Diogo Honorato – Para migrar eu tive que aprender tanta coisa que é até difícil te dizer o que foi mais importante até porque teve uma pós aí no meio. De uma maneira geral, creio que foi importante aprender princípios de gestão, fundamentos de marketing, redação publicitária e inbound marketing, que por si só já é uma área bem complexa.

Sempre bato na tecla que “marketing digital” é, antes de mais nada,  marketing. E por isso os fundamentos do marketing devem estar bem consolidados. A partir daí é que você deve ir para a técnica: as características de cada rede social, os funcionamentos das ferramentas…

Mas para chegar a um nível pleno, acredito que seja necessário entender de tudo um pouco: design, gestão de campanhas, análise de dados… Hoje eu mesmo sou até um pouco programador e isso já me ajudou bastante.

Primeiro Digital: Como você avalia o mercado do marketing digital para jornalistas? Qual deve ser o caminho de quem pretende migrar para a área?

Diogo Honorato – Acredito que nós jornalistas temos diversas competências e habilidades aproveitáveis no marketing digital – e muitas vezes nem sabemos. Temos facilidade em desenvolver ideias, simplificar conceitos difíceis, trabalhar bem as palavras, preocupação com a precisão das informações e uma formação holística. Tudo isso é aproveitável na comunicação mercadológica. Mas, claro, é preciso agregar muitos outros conhecimentos para saber adaptar essas habilidades a outros formatos

Contudo, é preciso contar a realidade: ao mesmo tempo que o marketing digital possui mais oportunidades que o jornalismo, a concorrência também é maior. Isso porque profissionais de diferentes áreas  atuam  no meio digital (publicidade,  jornalismo, relações públicas, design, tecnologia em marketing,  administração, letras e até outras sem relação com a área de comunicação).

O caminho mais comum e curto tem sido atuar com produção de conteúdo. Mas com conhecimento e experiência, há outras possíveis áreas de atuação. Fazer cursos é essencial (eu tive que fazer muitos e faço até hoje). Recomendo fazer investimentos em cursos mais amplos para ter noções de diferentes áreas do marketing digital para não ficar restrito  apenas a saber postar no Facebook e escrever no blog. Depois disso, vá se especializando em cada área. E pratique muito!

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